Olá, sejam bem-vindos à coluna Conexão Capital.
O nosso homenageado é um médico especialista em cirurgia plástica e estética com referência no Brasil e no exterior, principalmente nos Emirados Árabes.
Múcio João Porto nasceu em Patos de Minas, é filho de Epaminondas Porto Filho, mais conhecido pelo codinome Nundico, e de Maria Ferreira Porto, também conhecida como Dona Quita. Pertence a uma família de sete irmãos, é casado com a Paulistana Valéria Malzoni, pai da Victória e Valentina.
Seus pais chegaram a Brasília em três de agosto de 1969. Múcio Porto tinha, à época, sete anos. Foram a quinta família a ocupar uma casa no Guará I, ainda em construção. Ali, fez o seu curso primário e o segundo grau em uma escola no chamado Plano Piloto.
Com uma família grande, Múcio Porto tinha o sonho de ser “alguém” na vida e sempre ouvia o seu avô dizer: “o maior legado que os pais podem deixar para os filhos são os estudos, isso ninguém tira de você”.
Sempre ia a Patos de Minas em razão de ter irmãos residindo na cidade, os quais, a princípio não foram para Brasília, além de outros parentes, em especial Dra. Elvira Porto, sua tia muita querida até os dias de hoje. Em uma dessas idas à nossa cidade, houve um acidente doméstico com uma sobrinha de um ano de idade que se queimara com água quente. A preocupação de meus tios era “nossa, meu Deus, vai ficar com cicatriz, vai ter que submeter a uma cirurgia, e quem entende de queimados é o Dr. Pitanguy, no Rio de Janeiro”. Relata Dr. Múcio: “aquilo me fez tomar a decisão de fazer medicina e especializar-me em cirurgia plástica. Como chegar até lá, ia depender só de mim”.
“Enquanto estudava o segundo grau, ingressei no quadro de funcionários do Banco do Brasil como menor aprendiz. Aquilo, para mim, era um orgulho dizer que trabalhava no Banco do Brasil”, relata.
“Com o objetivo de cursar medicina, prestei vestibular na Universidade Federal de Goiás, me graduando em 1985. Fiz residência em cirurgia geral no Hospital das Forças Armadas de Brasília, onde fui 2° Tenente do Exército, de 1986 a 1988, e cursei também o internato no Hospital do Servidor do Estado de São Paulo”.
Dr. Múcio Porto conta que seu sonho era a Cirurgia Plástica e diz com um sorriso estampado: “finalmente, fui aprovado no curso de pós-graduação em cirurgia plástica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, chefiada pelo querido Professor Ivo Pitanguy, entre 1989 a 1992. Nesse período, fui residente-chefe da Clínica Ivo Pitanguy e da 38ª enfermaria de cirurgia plástica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, onde fui classificado em primeiro lugar entre médicos consagrados de vários países durante o período de treinamento”.
“Ao lado do mestre Pitanguy, publiquei alguns trabalhos científicos e realizei cirurgias demonstrativas em grandes congressos médicos. Já realizei palestras em três continentes e fiz estágios no Instituto de Tumores de Gênova; Instituto de Mão, em Paris; na Universidade de Milão e Genebra; no Centro de Vídeoendoscopia de Baltimore; e Clínicas de Cirurgia da Pele, na Filadélfia e em Nova Orleans, nos Estados Unidos”, conta Dr. Múcio.
Com a experiência adquirida com um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo, em 1992 fundou sua clínica em Brasília. Relata Dr. Múcio: “fundei minha clínica em Brasília, mas não sem antes visitar serviços de cirurgia plástica, a convite, nos EUA, França, Itália e Japão”.
E diz, com muito entusiasmo: “atualmente, voltei à ponte aérea entre Brasília e Dubai para atendimentos e cursos como professor da American Academy of Aesthetic Medicine em Los Angeles, Dubai, Singapura e Sydney. Também comando a Porto I-Cademy para difusão de conhecimentos em cirurgia plástica e medicina estética para médicos de todo o mundo. Neste mês, ministrei aulas para médicos de Gaza, West Bank, Egito, Arábia Saudita, Nigéria e Líbano, nas cidades do Cairo e Dubai, e ainda participei, com médicos de vários lugares do mundo, do lançamento mundial das novas próteses de mama com anestesia local. É o avanço da medicina estética e reparadora”.
Os cursos ministrados pelo Dr. Múcio Porto têm como público-alvo médicos com início em medicina estética, bem como profissionais experientes para o compartilhamento de conhecimentos. Os assuntos tratados abordam técnicas de antienvelhecimento, tratamento de acne, celulite, cicatrizes, pigmentação da pele, molde de sobrancelha, aumento dos lábios, uso da anestesia e dos novos fios de sustentação facial, além de outras intervenções. Os workshops contam ainda com oficinas ao vivo.
É o atual Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Regional do Distrito Federal, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da American Academy of Cosmetic Surgery, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, da New York Academy of Sciences, entre outras instituições.
A Clínica de Dr. Múcio Porto, situada no lago Sul em Brasília e especializada em cirurgia plástica, é uma das melhores alternativas a nível nacional e internacional para aqueles que procuram a cirurgia plástica estética e/ou reconstrutiva e medicina estética. A clínica atende uma clientela do Brasil e de Dubai, com uma equipe de membros especializados.
“O sucesso e a credibilidade que conseguimos nesse período são devidos, principalmente, à nossa filosofia. Estamos profundamente empenhados em prestar assistência integral aos nossos pacientes, a partir do momento em que chegam à clínica. Oferecemos uma ampla variedade de procedimentos constantemente revistos sob os avanços da medicina, com experiência e muito calor humano”, diz com olhar sereno e sorriso no rosto.
Lembrando que o Dr. João Múcio Porto foi nomeado “Embaixador de Patos de Minas” como “Destaque – 1993 – promovido pelo Jornal o Estado de Minas e Prefeitura Municipal”, pela portaria 2.253/94/PM, e agraciado pelo título em solenidade realizada no Caiçaras Country Club, pela ocasião da Fenamilho de 1994.
Dr. Múcio, uma curiosidade, no mundo árabe qual o procedimento que você mais realiza?
Reponde Dr. Múcio: “Nariz”.
Ao nosso homenageado o nosso obrigado por nos receber, o nosso desejo de sucesso sempre, lembrando que todos podem acompanhá-lo ao vivo, à noite, pelas suas “lives” no Facebook.
Abraço a todos.
Fonte da matéria: https://soupatos.com.br/merito-na-medicina-estetica/